Clínica de Nutrição
Índice do Artigo
Clínica-Escola de Nutrição
Prédio da Nutrição
Campus JK - Rodovia BR 367 – Km 583, s/n
Bairro Alto da Jacuba
Diamantina/MG
CEP 39100-000
Telefone: 55 xx (38) 3532-1206
Horários de atendimento:
Segunda à sexta, das 8:00 h às 12:00 h e das 14:00 h às 18:00 h.
A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, através da Clínica Escola de Nutrição (CENUTRI) presta atendimento nutricional ambulatorial gratuito à população interna e externa de Diamantina e região. O objetivo maior em geral é prevenir e promover a saúde de crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes, praticantes de atividade física, esportistas amadores e atletas, através da prescrição de planos alimentares individualizados e orientações gerais para uma alimentação saudável. Os atendimentos são realizados pelos acadêmicos do curso de Nutrição, sob a supervisão de um profissional nutricionista ou professores também nutricionistas.
Tratamento dietoterápico individualizado voltados para crianças, adolescentes, adultos e idosos, portadores de:
- Doenças crônicas não transmissíveis (obesidade, diabetes, dislipidemias, doenças cardiovasculares, dentre outras);
- Desnutrição e, ou baixo peso;
- Alergias e intolerâncias alimentares;
- Transtornos alimentares (anorexia nervosa, bulimia, compulsão alimentar, vigorexia);
- Outras patologias (consultar no primeiro contato).
- Acompanhamento clínico-nutricional de gestantes.
Os atendimentos são realizados exclusivamente na Clínica-Escola de Nutrição.
Como faço para agendar uma consulta?
Para que seja realizado o atendimento, os interessados deverão, assim que iniciar cada semestre, agendar uma consulta, pessoalmente na recepção do CENUTRI, ou pelo telefone: 35321206. Vale ressaltar que os agendamentos e atendimentos são realizados de acordo com o calendário acadêmico da UFVJM, sendo assim, nos períodos de recessos ou férias institucionais, o serviço é suspenso.
Preciso de algum encaminhamento ou documento para fazer o agendamento?
Não. Desde que haja vaga na agenda para o atendimento, qualquer um que tenha interesse em ser acompanhado será atendido.
- O atendimento é gratuito e individualizado.
- É realizado por alunos do curso de Nutrição, sob supervisão constante de um nutricionista e, em alguns casos, de um professor supervisor. Com isso, os pacientes têm um atendimento de qualidade e os estudantes têm a oportunidade de exercer, na prática, o aprendizado da sala de aula.
- O tratamento dietoterápico consiste em uma consulta inicial para avaliação do estado nutricional e determinação de metas, seguido por uma segunda consulta, quando o paciente recebe a dieta e as orientações pertinentes. Após o início do seguimento da dieta, o paciente fará sessões de retorno a cada 15 dias até o momento da alta.
Qual é o tempo de espera para conseguir uma vaga?
- O tempo de espera por uma vaga é expressivamente variável e depende, em primeira instância, do número de pacientes que solicitam o atendimento e da disponibilidade de alunos para realizarem os atendimentos.
Qual é o tempo de espera para o atendimento diário?
- Os horários são cumpridos, não havendo, portanto, espera para a realização do atendimento.
Como funcionam os atendimentos?
- No dia e horário agendados, o paciente deverá comparecer à Clínica Escola onde será recebido um dos nossos acadêmicos que irão conduzir a consulta. A primeira consulta tem a duração média de 1 h e os retornos duração de 30 minutos. Após uma semana da primeira consulta, o paciente retornará, com horário também previamente agendado, para receber o plano alimentar e orientações por escrito. Retornos periódicos serão agendados previamente, de acordo com a necessidade de acompanhamento.
Qual é o prazo máximo para a prestação do serviço (a duração do tratamento)?
- A duração é variável e é estabelecida conforme a gravidade e evolução do caso no decorrer do tratamento.
Como saber quando será atendido?
- O solicitante será contatado por telefone assim que houver disponibilidade de vaga para seu atendimento. Caso não haja vaga imediata, o nome do paciente será colocado em uma lista de espera.
Como obter informações sobre as etapas presentes e futuras, esperadas para a realização dos serviços, inclusive estimativas de prazos para finalizar os atendimentos?
- Os alunos juntamente com o nutricionista e, ou o professor supervisor irão fornecer periodicamente informações acerca das evoluções das condutas e do quadro clínico do paciente no decorrer do tratamento.
Qual é a responsabilidade do usuário da Clínica-Escola?
- O usuário dos serviços prestados pela clínica deverá ter o compromisso de comparecer no horário marcado e não poderá faltar às sessões de retorno por mais de duas vezes consecutivas sem justificativa ou por três sessões mesmo com justificativa, caso contrário, será indicada a sua alta administrativa e o paciente perderá sua vaga.
Algumas solicitações são feitas aos pacientes no momento do agendamento para que os mesmos sejam bem atendidos :
- Comparecer à clínica no dia e horário agendado. Será dada uma tolerância máxima de 15 minutos de atraso para que estes não comprometam os agendamentos dos próximos pacientes.
- Caso o paciente não possa comparecer, tanto na primeira consulta, quanto aos retornos, a clínica deverá ser comunicada com antecedência tornando possível o remanejamento entre pacientes.
- O paciente deverá trazer às consultas resultados de exames recentes, lista ou bula dos medicamentos utilizados.
- Preferencialmente o paciente deverá estar vestido com roupas leves e que facilitem a tomada de medidas.
- Outras Atividades desenvolvidas na Clínica Escola de Nutrição.
Como o serviço é avaliado?
- Os pacientes e/ou responsáveis avaliam o serviço prestado por meio de um questionário simplificado, que se encontra na recepção da clínica, composto de perguntas simples e espaços disponíveis para sugestões e reclamações.
Reclamações e sugestões:
- Os pacientes poderão dirigir-se aos supervisores: professores ou responsável técnico ou ainda ao recepcionista da Clínica, e encaminhar oralmente ou por escrito, qualquer sugestão ou reclamação.
- Todas as sugestões e reclamações serão analisadas pelos responsáveis pela Clínica que buscarão a melhor forma de atendê-las, de acordo com as suas possibilidades.
Suporte Técnico: Nutricionista Ana Carolina Souza Silva
Responsável técnica: Nutricionista Kelly da Rocha Neves
Coordenação: Prfª Luciana Neri Nobre
Equipe CENUTRI